Dicas Uneworld

MOEDA

Sua moeda é a florin de Aruba. A economia de Aruba é dominada pelo turismo e por uma refinaria de petróleo, aberta em 1924. Mas o dólar americano é aceito em praticamente todos os estabelecimentos, assim como cartões de crédito.

CLIMA

Céu limpo, sol brilhante e ventos alísios praticamente todos os dias do ano.  Período de chuvas de outubro a janeiro. A temperatura média é de 27,7oC. Os meses mais quentes são de maio a outubro e os meses mais frescos são de dezembro a março.  A velocidade média dos ventos é de 27km/h.  Os ventos atingem velocidade mínima no mês de novembro e atingem velocidade máxima nos meses de maio e junho. A temporada oficial de furacões no Atlântico se estende de primeiro de junho até 30 de novembro, com picos na metade do mês de agosto até a metade do mês de outubro.  Aruba fica localizada bem ao sul da rota dos furacões e a probabilidade da ilha ser atingida diretamente é quase nula.

TELEFONE

Código de área: + 506 / Código de internet: .cr

IDIOMAS

O neerlandês e o papiamento são as línguas oficiais. Mas a população costuma utilizar predominantemente o papiamento, que é uma língua derivada do português (que era falado pelos judeus e escravos vindos do nordeste brasileiro e das colônias portuguesas na África e que constitui sessenta por cento do seu léxico), com influência do castelhano, do inglês, do neerlandês e de línguas africanas. As línguas faladas além do holandês e o papiamento são o inglês, francês e espanhol.

TELEFONE

Código de internet: .aw

Código de área: + 297

GASTRONOMIA

A ampla variedade de restaurantes e estilos gastronômicos de Aruba reflete a influência multicultural da ilha. Por lá é possível se deliciar com frutos do mar, iguarias típicas, pratos mais tradicionais e mesmo lanches de fast food. Cozidos de carne de cabra, keshi yena, carne de veado, foie gras chateaubriand ao estilo caribenho, chateaubriand com mahi-mahi e wahoo são alguns dos pratos mais procurados. De influência holandesa, pode-se provar nasi goreng (arroz indonésio frito), frikandel (salgado holandês) e bitterballen (pequenas almôndegas fritas).

Quanto às experiências etílicas na ilha, experimente três bebidas produzidas em Aruba: a cerveja Balashi, o Ron Palmera e o licor Coecoei. Reza a lenda que as tribos indígenas que viviam em Aruba foram as primeiras a produzir este licor, de cor vermelha característica, graças a um de seus principais ingredientes, a essência de "kukwisa" ou agave, que é misturada com rum e a cana-de-açúcar.

PRINCIPAIS ATRAES

MORGANS ISLAND AQUA PARK:  A mais nova atração da ilha, trata-se de parque aquático com tobogãs de variadas curvas; formas e alturas; cachoeira; praças de alimentação; piscinas com ondas e outras atrações espalhadas em nove mil metros quadrados. Próximo aos hotéis em Eagle Beach e Palm Beach; o local funciona diariamente das 10h às 18h.

PARQUE ARIKOK :Tranquilo e com trechos ainda intocados, esta reserva natural, engloba 18% da ilha. De bicicleta ou a pé, os visitantes descobrem uma paisagem repleta de cactos, que aos poucos dá lugar a uma faixa costeira onde dunas de areia, cavernas e formações rochosas impressionam seus visitantes. Dentro do parque também existem sítios históricos e culturais, como as casas dos primeiros colonizadores, ou as rochas pintadas pelos primeiros habitantes da ilha.Os pontos mais altos de Aruba estão localizados no parque e incluem os topos das colinas de Arikok e Jamanota.

WILHELMINA PARK: Este é um belo parque à beira-mar com comodas trilhas para caminhada, com belas vistas e local ideal para fotografar e apreciar as iguanas.

SANTUARIO DE PASSAROS BUBALI : Pássaros migratórios, à procura de uma vegetação apropriada para construir seus ninhos, acham refúgio neste santuário. Mais de 80 espécies de pássaros descansam e se reproduzem às margens dos 2 lagos construídos em Bubali, que se inter-conectam: o pequeno e o grande lago. Garças, gaivotas, bicos-de-tesoura, galeirões, corvos marinhos, e diversos tipos de patos são apenas algumas das espécies que se pode encontrar ali. Uma plataforma especial foi erguida nas proximidades, para possibilitar um ponto de observação privilegiado destas aves.

FAZENDA DE AVESTRUZES: local ideal para um contato mais direto e próximo com esta ave.  Aqui você apreende a conhecer  mais sobre o comportamento, instintos naturais, vê os processos de criação, o aproveitamento das várias partes destes dóceis animais que gostam de ser alimentados com a mão.

FAZENDA DE BORBOLETAS: Uma visita a esta fazenda é um encontro inesquecível com toda a beleza e diversidade da natureza de Aruba. Borboletas de várias espécies e cores se misturam em um jardim tropical, onde se pode observar o ciclo completo dessas criaturas fascinantes, do ovo à lagarta, da crisálida à borboleta. Através de uma excursão acompanhada por guias, os visitantes aprendem sobre o habitat das borboletas e o fenômeno da metamorfose. Com uma dose de sorte é possível presenciar uma borboleta emergindo de seu casulo para se lançar no primeiro vôo de sua vida! Leve sua câmera, pois o lugar está cheio de oportunidades fotográficas e é diversão garantida para todas as idades.

SANTUÁRIO SANTA LUCIA: Os burros eram o principal meio de transporte para os moradores da ilha, mas com o advento da modernidade, foram deixados à deriva. Os carros lentamente começaram a invadir a pista de cactos, por onde os burros costumam perambular, transportar passageiros, puxar carroças, ou circular livremente (como a maioria), procurando sua própria comida e água. Antes de ser criada a fundação "Salve nossos burros", alguns deles sofreram abusos por parte da população.  Hoje neste santuário dedicado a eles você receberá todo tipo de informações.

EL PASEO RANCH: Declarado como o melhor rancho de Aruba,  recebe convidados internacionais e locais para uma excursão que será lembrada por muitos anos. Fundado em 2008 por uma equipe com 25 anos de experiência no ramo de montaria de cavalos.Oferece as melhores trilhas, onde você terá o prazer de ver iguanas, papagaios, lagoas, cactos, formações rochosas e também desfrutar de um passeio pela praia.  Imagine-se cavalgando pelas mais incríveis areias brancas do mundo com o vento acariciando seus cabelos!

ORANJESTAD : Localizada na costa sul de Aruba,  é a histórica capital no estilo holandês, com suas casas multicoloridas como as da rua Wilheminastraat que combinam portas de madeira entalhadas e azulejos tradicionais holandeses com varandas arejadas e telhados inclinados no estilo arubano, além de alguns tradicionais moinhos de vento. . Porém, a influência dos Países Baixos para por aí e dá lugar a outros ares. As placas de sinalização em inglês e a estrutura de hotéis e restaurantes remetem ao estilo americano de turismo. Todas as manhãs, ao longo do cais, pescadores vendem seus produtos e peixes frescos diretamente dos barcos. Todos os escritórios do Governo de Aruba estão situados na capital.Oranjestad também é o lugar ideal para se fazer compras ou dar uma espiada nos mercados de artesanato local. Dependendo da época do ano, aqui é o lugar para se curtir o Carnaval, um festival de verão, os fogos de artifício do Ano Novo ou até mesmo uma parada em homenagem a rainha da Holanda. Mas a qualquer época do ano Oranjestad é o centro da agitação, dos encontros, e com atividades para todos os turistas e residentes.

Os museus também são ótimas opções de passeios:

•  Museu Histórico:Localizado no Fuerte Zoutman, Torre Willem III, este museu de cinco salas exibe enormes cerâmicas feitas em barro, das quais muitas contêm restos dos primeiros habitantes de Aruba. Também são exibidos artefatos, ferramentas de cerâmica e arte em caixas de vidro com descrições.

•  Museu Arqueológico  pesquisa, documenta e preserva artefatos arqueológicos e sítios de Aruba, além de informar ao público local e internacional sobre o legado cultural dos índios que habitaram a ilha. O museu está localizado no complexo monumental "Ecury Complex". O museu oferece uma fascinante coleção de artigos da ilha desde a antiguidade até os nossos tempos, passando pelo período espanhol e holandês.

•  Museu Numismático:  possui um acervo de 30 mil moedas históricas de Aruba e ao redor do mundo.

•  Museu de Bálsamo de Aloe:  mostra os 160 anos da história do Aloe Na ilha. Observe como os trabalhadores obtêm o gel de aloe utilizando técnicas centenárias. Faça um tour quando você visitar a ilha e experimente o Aloe de Aruba.

•  Museu de Antiguidades Rococo Plaza: Coleção de antiguidades de Luis XV e mais curiosidades podem ser encontradas dentro de um complexo de edifícios construídos com materiais antigos do século XVII. Aprecie o telhado e as torres em forma de cebola desta casa com 23 quartos decorados com objetos inusitados de Aruba e da América do Sul.

•  Museu do Esporte Francisco Chirino:  fundador do Museu do Esporte, dedicado às realizações dos atletas arubianos e internacionais do passado e do presente. O seu objetivo é inspirar e informar a nova geração de atletas. Este pequeno museu contém 29 diferentes modalidades esportivas e as coleções de quase 2000 peças que pertenceram à importantes pessoas de nível internacional, incluindo pinos, recortes, fotos, troféus, uniformes e certificados.

• Museu dos modelos de trens: Além dos vídeos de trem, mesa de jogos, os trens em ação, maquetes de trens, aviões, automóveis e ônibus se encontram em miniatura no museu dos modelos de trens em San Nicolas, na estrada que vai para Baby Beach. A coleção Jaap de Vries inclui contribuições doadas pelos turistas que nos remete ao ano de 1895.

As igrejas tem um charme único. E vale a pena conhecer cada uma:

•  Capela da Alto Vista transpira tranqüilidade do alto de sua localização com vista para o mar. A capela, a primeira igreja católica da ilha, foi construída em 1750 e reconstruída em 1953.Esta pequena capela, pintada de amarelo reluzente, é acessada por uma pequena estrada cheia de curvas e ladeada de cruzes brancas com figuras que representam as passagens da via sacra. Para os arubanos em particular, este é um lugar especial de paz e contemplação.

•  Igreja  de Santa Ana, situada em Noord, fica próxima de Oranjestad. Quando foi construída, em 1776, esta igreja representava o segundo lugar de maior importância religiosa na ilha (após a Capela da Alto Vista). A igreja foi reconstruída duas vezes, uma em 1831, e novamente em 1886. Sua última reforma aconteceu em 1916. Atualmente, a igreja é renomada por sua madeira de carvalho maciço, e conta com um magnífico altar esculpido em estilo neo-gótico. Em 1870, em Roma, este altar foi laureado com o primeiro prêmio em uma exposição do Vaticano. Posteriormente, o altar foi doado pela Igreja Scheveningen, da Holanda, para nossa igreja de Santa Ana.

•  Gruta de Lourdes- A população de Aruba é predominantemente católica, o que pode ser facilmente observado pelo grande número de igrejas romanas espalhadas pelos distritos da ilha. No litoral nordeste, próximo de San Nicolas, existe um santuário católico-romano construído nas rochas, em um local chamado de Seroe Preto (colina preta). A Gruta de Lourdes, assim denominada para homenagear o famoso marco religioso na França, foi criada sob o comando do padre "Erkamp" em 1958, com a ajuda de paroquianos locais. Uma estátua da Virgem Maria, pesando 700 kg. foi colocada dentro da gruta. Todos os anos, no dia 11 de fevereiro (dia de Nossa Senhora de Lourdes), uma procissão sai da igreja de Santa Theresita, em San Nicolas, em direção à gruta, onde uma missa é rezada.

 

CURIOSIDADE

A topografia e vegetação são incomuns para uma ilha caribenha. As árvores divi-divi, facilmente reconhecidas por suas formas distintas esculpidas pelo vento, pontuam uma vegetação definida por quilômetros de praias de areia branca contrastando com uma costa desértica. Quanto ao vestuário, durante o dia o ideal são roupas bem leves devido ao calor intenso. Já pela noite, alguns bares, restaurantes e cassinos exigem trajes um pouco mais refinados.

FUSO HORRIO

1 hora no verão menos 2 horas.

DOCUMENTAO E VACINAS

Passaporte com validade de 6 meses – não precisa visto nem vacina.

TOMADA

110 volts e 60 ciclos.

HISTRIA

Aruba localiza-se  ao largo da costa de Venezuela, a 31 km da península de Maracaibo e a 130 km (aprox.) da Península de La Guajira, a oeste. Além da Venezuela, os seus vizinhos mais próximos são Curaçao, São Martinho e a Península de La Guajira em  Colômbia È um território autônomo neerlandês. integrante do Reino dos Países Baixos . Como território dependente deste Reino, Aruba pode considerar-se parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca é representado na ilha por um Governador.

No entanto, a ilha tem um governo próprio, dirigido por um Primeiro Ministro, nomeado de acordo com as eleições democráticas para o parlamento. As relações exteriores e a defesa estão a cargo do governo central neerlandês.Os primeios habitantes de Aruba foram os índios Caquetio da tribo Arawak, que migraram da Venezuela para escapar do ataque dos caraíbas. Vestigios desse povo datam do ano 1000. Devido à distante localização de Aruba, comparada às demais ilhas caribenhas e as fortes correntes marítimas que dificultavam a navegação, a ilha se tornou mais ligada à América do Sul do que ao Caribe.O explorador espanhol Alonso de Ojeda foi o primeiro europeu a pisar em Aruba, em 1499. Apesar de ter sido fundada uma colônia na ilha, não houve o desenvolvimento de uma sociedade agrícola. Ao invés disso, os espanhóis enviaram para Hispaniola,  muitas pessoas para trabalharem nas minas.

Em 1636, Aruba foi adquirida pelos Países Baixos e permaneceu sob seu controle por quase dois séculos. Durante as Guerras Napoleônicas, o Império Britânico assumiu, entre 1799 e 1802, e entre 1804 e 1816, o controle da ilha, devolvendo depois o controle de volta aos holandeses.Depois da corrida do ouro, no século XIX, a ilha entrou em um período de prosperidade, seguido pela criação de uma refinaria de petróleo na década de 1920. Após o final da Segunda Guerra Mundial, o turismo tomou grande impulso na ilha, tornando-se a principal fonte de capital de Aruba. Por causa do turismo, existe um grande número de resorts na ilha, o que providencia uma taxa de desemprego muito baixa em Aruba, o que lhe rende o apelido de "Las Vegas do Caribe".Em 1986, Aruba se separou das Antilhas Neerlandesas e se tornou um membro autônomo do Reino dos Países Baixos.

 

PRINCIPAIS PRAIAS

A diversão em Aruba rola em torno dos points de mergulho e belas praias, ótimas para a prática de esportes aquáticos, como windsurfe, kite, canoagem e snorkling. Os passeios de jipe e catamarã também são ótimas pedidas durante o dia, já qua à noite os turistas ficam divididos entre os cassinos e baladas. 

Principais praias:

• Palm Beach - a melhor praia da ilha possui muitas lojas e restaurantes, garantindo que os turistas tenham tudo de que precisam. O mar nessa praia é super tranquilo, praticamente sem ondas verdinha, mas com aspecto esbranquiçado, a praia é linda, quente e perfeita para nadar.

• Eagle Beach é vizinha de Palm, porém menos badalada e famosa. A larga faixa de areia clara, em contraste com o mar azul, forma um cenário belíssimo que encanta pessoas de todas as idades. Essa praia é mais tranquila do que Palm Beach e possui alguns bares na areia, onde você pode ficar tomando uma bebida e aproveitando o visual.O mar em Eagle parece uma piscina e praticamente não tem ondas; por isso o lugar é perfeito para crianças ou para quem prefere um mar mais calmo. Alugue uma boia ou faça alguma atividade aquática para aproveitar todas as possibilidades do lugar. Aqui tudo na praia é pago; inclusive o uso de guarda sol e cadeiras.

• Arashi Beach - há grandes sombreiros públicos e um estacionamento instalado na praia; fora isso, não há estrutura no lugar. A areia da praia é fofa, com muitas pedrinhas e conchas; o mar é raso por um longo trecho, mas nem sempre está bom para nadar porque em algumas áreas há algas pretas, deixando a água um tanto feia e desagradável.Arashi é um lugar pequeno, rústico e pouco visitado, por isso é legal se você quer sossego. O ponto negativo do lugar é não ter nenhum tipo de estrutura para os turistas.

• Baby Beach - fica bastante distante do centro; só conseguirá chegar lá se estiver de carro, ou se fizer um passeio que inclua parada nessa praia. O nome dá pistas de como ela é: calma, com águas claras e quentes, parecida com uma piscina.  O lado esquerdo da praia tem uma espécie de canal com muitas pedras e essa área é ótima para snorkel, não deixe de levar sua máscara. A estrutura da praia é razoável, com sombreiros públicos e alguns bares que vendem refeições e bebidas.

• Rogers Beach - é a vizinha de Baby Beach. Ambas têm mar muito traquilo, mas Rogers Beach tem muito menos gente e é mais sossegada. O mar é tranquilo, com ondas fraquinhas e uma coloração azul esverdeada, de tirar o fôlego. Como não há nenhum comércio na praia, o sossego impera nesse lugar. Apesar de a praia ser linda, a imagem para a refinaria de petróleo estraga um pouco a beleza do lugar. Para chegar a essa praia será necessário ir de carro.

• Malmok parece uma praia particular por ser visitada por poucas pessoas. A região é toda residencial, sem hotéis ou bares e nenhuma estrutura para o turista que vai ao lugar. A praia, de poucas ondas, tem água clarinha e em algumas áreas fica tomada por algas escuras. O intervalo de areia é pequeno, pois há muitas pedras no lugar. Pela falta de estrutura e pela quantidade de pedras, essa praia não é muito indicada. Vá até lá para conhecer e tirar fotos, apenas. Há praias mais gostosas em Aruba.