Dicas Uneworld

CURIOSADADE

É o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central, dando refúgio a 232 espécies de mamíferos, 838 espécies de aves, 183 espécies de anfíbios, 258 espécies de répteis e 130 espécies de peixes de água doce. O atrativo turístico é influenciado principalmente por seus elementos naturais, as cordilheiras e vulcões, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras, praias e resorts no Pacífico e no Caribe.

MOEDA

Colón costa-riquenho (CRC).

DOCUMENTAO E VACINAS

Passaporte válido por mais seis meses do que o período de estadia previsto, certificado internacional da vacina da febre amarela e passagem de retorno. Para menores de idade e demais nacionalidades, consultar.Passaporte válido por mais seis meses do que o período de estadia previsto, certificado internacional da vacina da febre amarela e passagem de retorno. Para menores de idade e demais nacionalidades, consultar.

HISTRIA

É um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. O país aboliu o exército no día 1 de dezembro de 1948, fato perpetuado na Constituição Política de 1949. O presidente Óscar Arias Sánchez, eleito em 1986, teve papel de destaque na mediação das guerras civis na Nicarágua e em El Salvador e por seu esforço foi concedido o Prêmio Nobel da Paz em 1987. Em 1989 realizou-se em San José a primeira reunião de cúpula interamericana em 22 anos, para comemorar o centenário da democracia.

Na Costa Rica você pode ficar bem pertinho da cratera de pelo menos dois vulcões: o Poas (mais visitado por estar próximo a capital San Jose e por ser um dos mais ativos) e o Arenal (La Fortuna). Uma visita rende fotos sensacionais do lago cor azul-turquesa rodeado por colunas de vapor e lava solidificada, no meio da cratera. O segundo impera sobre toda a paisagem, cuspindo fogo a  todo vapor. Com a chegada de Cristovão  Colombo,em 1502, as tribos indígenas que ali habitavam foram mortas. Foi uma colonia espanhola até 1821, ano em que se independizou em 1821, e com isso acabou unindo-se com o Mexico. De 1823 a 1838 integrou a Federação Centro Americana, quando no ultimo ano de integração ela passou a ser Republica independente. Somente em 1889  foi que houve a primeira eleição  presidencial democrática do país.

A anulação  ocorrida nas eleições de 1948 resultou numa breve guerra cívil, vencida pelas forças comandadas pelo socialista José  Figuerés  Ferrer, também conhecido como dom Pepe. Sob sua liderança, o país  nacionalizou os bancos, aumentou os impostos sobre os lucros da empresa-norte americana United Fruit (Que controlava o setor da banana), e estabeleceu um eficiente sistema de previdência social.
A estabilidade da Costa rica nos anos de 1970 e 1980 fez dela uma exceção entre as ditaduras e os conflitos que tomaram a América Central. Já nos anos de 1980 e 1996, o país passou a abrigar cerca de meio milhão de refugiados provenientes das nações vizinhas, os quais foram discriminados e deportados.

Em 1987, o presidente Oscar Arias propos um acordo de paz regional, aprovado por El Salvador, Honduras, Guatemala e Nicaragua. No mesmo ano, ganhou o prêmio Nobel da Paz. A Costa Rica sofreu com a queda internacional dos preços da banana e do café  em 1990, pois  esses eram os principais produtos exportados por ela. Vários protestos foram gerados com a política de corte de gastos. Porém aos poucos o país foi se afirmando.

 

CLIMA

É  tropical e subtropical, esfriando em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro, com manhãs ensolaradas e tardes chuvosas. Temperatura média anual 22º, sendo mais alta na costa e mais baixa nas zonas montanhosas. Cerca de 30% da Costa Rica são cobertos por uma exuberante floresta tropical úmida, especialmente na costa leste, enquanto na costa oeste há alguns remanescentes de floresta tropical seca.  Debido a fatores como sua localização geográfica, condições climáticas, formação de montanhas e vales, este país desfruta de diversos subclimas que dão origem a sua extensa biodiversidade, criando assim diferentes aereas de bosques: nuvosos, secos, chuvosos, e de transição.

TELEFONE

Código de área: + 506 / Código de internet: .cr

COMPRAS

É impressionante observar as réplicas da arte pré-colombiana, a olaria indígena, as imagens cotidianas refletidas em cores vivas em papel de banana (papel ecologicamente correto feito da fibra da banana), joias, máscaras, miniaturas de carretas pintadas, objetos elaborados com madeiras preciosas, raízes de café, ouro, argila, utensílios esmaltados e de outros materiais; tudo meticulosamente feito pelos hábeis artesãos locais. Os produtos locais destacados são os cremes e bebidas alcoólicas de cana-de-açúcar, o café e o chocolate. Vale a pena comprar tudo isso porque todos esses produtos têm excelente qualidade e preço, além de serem um lindo presente ou lembrança de sua viagem a San José. Não deixe de levar o símbolo de Costa Rica: as carretas  todas coloridas que, no início, transportaram os grãos de café  para as regiões comerciais.

Data

Nome de Feriado

01 de janeiro

Ano Novo.

19 de março

Dia de São José.

Março ou Abril - Quinta-feira e Sexta-feira

Festa Pátria – Dia de Juan Santamaría Dia, herói nacional (Batalha de Rivas).

01 de maio

Dia do Trabalho.

29 de junho

Dia de San Pedro e San Pablo.

25 de julho

Anexação da província de Guanacaste Costa Rica.

02 de agosto

Dia da Virgem de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Costa Rica.

15 de agosto

Dia das Mães.

15 de setembro

Independência da Costa Rica.

12 de outubro

Dia do descobrimento de América e da Raça - Encontro de Culturas e carnavais na província de Limón.

02 de novembro

Dia de finados.

Segundo sábado de dezembro

Festival de Luz, na cidade de San Jose.

25 de dezembro

Natal.

26 de dezembro

2º dia de Natal.

27 de dezembro

Carnaval na cidade de San Jose.

31 de dezembro

Último dia do ano.

GASTRONOMIA

A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa e bastante suave, incluindo muitos frutos e vegetais. O acompanhamento principal consiste de arroz e feijão preto, o qual, em muitos lares, é comido nas três refeições do dia.  Um prato muito querido pelo povo costarriquenho é o filé de perobá grelhado.  No café da manhã, o prato nacional tradicional gallo pinto, e consiste de arroz, feijão (em geral preto, mas por vezes também vermelho), coentro, pimentão e cebola misturados, e, por vezes, ligeiramente fritos. Um molho local chamado Salsa Lizano (também conhecido como salsa inglesa) é usado com freqüência a fim de dar um toque de especiarias ao prato.

Sobressai especialmente o sabor do cominho. Por vezes acrescentam-se natas azedas à mistura para variar. A bebida tradicional do café da manhã, além do café, é chamada água dulce (água doce), e é feita a partir de açúcar amarelo bem forte. O açúcar é derretido e esculpido em seções cónicas com a ponta retirada, após o que parte deste "dulce" é raspada e diluída em água fervente para fazer a água dulce. Ja no almoço, o prato nacional tradicional tem o nome de casado, e de novo consiste de arroz e feijão, embora desta vez eles não sejam misturados.

Geralmente há algum tipo de carne (carne assada, peixe ou galinha) e uma salada para completar. Também pode haver acompanhamentos como bananas-de-são-tomé fritas ou queijo fresco. As bebidas tradicionais chamam-se refrescos, e consistem de frutos liquidificados, dissolvidos em água ou leite e adoçados ao gosto de cada um. Há muitas variedades.
Um prato típico da Costa Rica consiste em ovo, frango, arroz branco e feijão, vegetais e banana cozida.  Os vegetais mais consumidos são membros da família das abóboras, que existem de diversas variedades, são particularmente comuns. O pimentão é frequentemente usado como tempero, até mesmo nos feijões. A banana-de-são-tomé é outra fruta muito usada, que pode ser servida de várias maneiras, como frita em manteiga, ainda verde, ou em molhos baseados em mel ou açúcar. Pratos de milho doce são refeições tradicionais comuns, como o pozole (sopa de milho), as chorreadas (panquecas de milho) etc.

Outros alimentos costa-riquenhos são tortilhas, queijo fresco e picadillos. As tortilhas são usadas como acompanhamento de muitas refeições, e os ticos costumam encher as suas tortilhas, de origem indigena com o que quer que estejam a comer, criando assim um gallo. O queijo fresco não é processado, é feito com a adição de sal ao leite durante a produção. Os picadillos são combinações de carne e vegetais, em que um ou mais vegetais são cortados em forma de cubo, misturados com bife e temperados com especiarias. Os vegetais mais comuns são batata, feijão verde, abóbora, ayote, chayote e arracache. Geralmente, os picadillos são comidos como gallos.