Dicas Uneworld

CURIOSIDADES

Os nomes dados inicialmente à ilha Curasorbo e Curasoto, significam respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura". Assim se entende a palavra "curaçao" (arte de curar) e não com o significado de "coração".
Uma dica legal é visitar o país durante o Carnaval, porque a data é uma das celebrações mais festejadas em Curaçao. Mais de 40 grupos étnicos se apresentam nas ruas ao som de ritmos animados em uma celebração frenética. Inicia nos primeiros dias de janeiro com o Festival Tumba e termina na véspera de quarta-feira de Cinzas, é difícil não se contagiar com a alegria do momento.

IDIOMA

Papiamento, neerlandês.

MOEDA

Florim das Antilhas neerlandesas ANG.

DOCUMENTAO E VACINAS

Passaporte com validade de 6 meses, não precisa de visto nem vacina contra febre amarela.

CLIMA

Localizado nos trópicos, a somente 12° norte do equador, Curaçao tem um clima quente, ensolarado o ano todo. A temperatura média é aproximadamente 27° C. Os ventos alísios sopram de maneira constante desde o leste, trazendo os meses de primavera. Os termômetros passam dos 30ºC com facilidade no verão, garantindo mar quente e agradável. Há um ventinho constante na região, por isso é recomendável levar, além de muitas roupas leves, um agasalho para quem for mais sensível.

De dezembro a fevereiro é alta temporada com algumas chuvas. Julho e agosto são meses de alta também, com poucos dias de chuva e muito calor. Se quiser viajar num período de média temporada, aposte em meses como maio, setembro e outubro. A Páscoa e o Spring Break (março e abril) são épocas em que a capital tende a ficar cheia. 
Entre outubro e janeiro as chuvas são maiores, mas elas ocorrem especialmente na forma de pancadas de chuvas, sem afetar um bom dia de sol na praia.

ALGUMAS SUGESTES DE RESTAURANTES

Kura Hulanda - No local do resplandecente Complexo Kurá Hulanda, anexo ao jardim, o Restaurante Observatório Astrolábi (leva esse nome graças à coleção destes instrumentos científicos). Sua cozinha oferece peixe fresco, lagosta e carne. Suntuosa adega de vinho.

Vila Elisabeth - Restaurante exclusivo, rodeado de um jardim tropical. Velha vila do século 18, perto do mar. Cozinha francesa, moderna e clássica. Carta de vinho variada.

Sjalotte - Experimente o estilo mediterrâneo neste restaurante que é parte do Floris Suíte Hotel que fica na Praia da Baia da Piscadera. Você poderá ver o pessoal preparando os pratos na cozinha aberta.

Bistro Le Clochard - Cozinheiros suíços demonstram toda sua criatividade no preparo de pratos franceses e internacionais, neste restaurante que fica em Punda. Veja os cruzeiros e aprecie o cenário histórico da Rof Fortress.

The Wine Cellar - Em Punda, o lugar perfeito para um romântico jantar, o restaurante Suas especialidades, tais como Salmão e ovelha e lagosta fresco.

Kalki Beach Bar and Grill - Janta-se num ambiente casual e tranquilo. Semanalmente o lugar oferece jantares temáticos. Almoços também são servidos em atmosfera relaxada com vista para o mar. Fica no Lodge Kura Hulanda, na praia de Kalki.

Landhuiz Brakkeput Mei Mei - Em Wuillemstad, fica na frente da casa de plantação histórica Mei Mei. Embaixo das estrelas, aprecia-se peixe e carne direto da grelha acompanhado de salada direto do Salad Bar. 
Música ao vivo nos finais de semana.

Jaipur Indian Restaurant - No Hotel Kura Hulanda, conta com riquíssimas especialidades da cozinha indiana e tailandesa, servem ao ar livre, tendo como pano de fundos exuberantes jardins.

Jaanchie's Restaurant - Serve a mais de 60 anos estupendos mariscos e pratos da cozinha local. Fica no tranquilo Westpunt, seu ambiente é bastante familiar.

Angelica's Kitchen - Conheça como se preparam os pratos no estilo caribenho neste restaurante que fica em uma casa belamente restaurada. Para quem se interessar, a proprietária, Angélica Schoop, oferece tours culinários, mediante reserve.

 

Mambo Beach Restaurante – Próximo ao Aquário. Suas noites temáticas oferecem sempre algo diferente. Aproveite as saborosas tapas, os pratos japoneses, os pescados e saboreie os deliciosos coquetéis preparados com o licor Curaçao em seus vários sabores e cores. Aos domingos sempre há grupos musicais com seus ritmos trepidantes.

Blues Bar e Restaurante - No Hotel Avila Beach, lugar ideal para deleitarem-se com coquetéis, suculentos pratos de lagosta e o melhor jazz de todo o Caribe. Renomado local de boa música e boa comida.

Clube Crazy Bar Dancing - Fica em Schottegatweg Oost o TMF (The Music Factory) Curaçao, localizado em Salinja, apresenta os principais grupos da ilha.

PRAIAS

Em Curaçao existem  praias públicas e praias privadas nas qual você  paga para entrar.  Abaixo uma relação das praias mais famosas.

 Kenepa Grandi é “a praia” de Curaçao. É a mais bonita, a mais legal e a mais longe também  . Ela fica quase em Westpunt, extremo oeste (noroeste na verdade) de Curaçao. De Willemstad (Centro) até lá são cerca de 40 a 60 minutos de carro Kenepa Grandi fica logo após Kenepa Chiki, a sua irmã menor que também é bonita. Mas Deus foi mais generoso com a irmã maior. A estrada termina no estacionamento. O carro fica no alto do morro e a praia está lá embaixo. A primeira visão que temos da praia é de cair o queixo. Olha o mirante que fica ao lado do estacionamento.  E uma praia pública.

• Praia Kenepa Chiki é a irmã menor da Kenepa Grandi, é uma praia pública de grande beleza.  Para quem vem da região do Centro de Curaçao Kenepa Chiki fica um pouco antes da Grandi.

Seaquarium Beach: praia localizada ao sul, cerca de 10 minutos de carro do Centro.  E privada e considerada a praia da muvuca. Aqui ficam o Curaçao Sea Aquarium, a Dolphin´s Academy (onde você pode nadar com golfinhos) e alguns badalados clubes de praia, como o Mambo Beach. O Sea Aquarium é um parque marinho onde há diariamente apresentações com animais, espetáculo com golfinhos, alimentação de tubarões, entre outras atividades. Com aquários de peixes e tartarugas, esse também é um lugar legal para observar mais de perto alguns animais.  Todos os dias, pela manhã e à tarde, os instrutores fazem um ciclo de atividades bem legal, mas o mais interessante acontece no final: o show de golfinhos, com pulos e acrobacias de diversos tipos. Esse é um parque divertido para conhecer, especialmente com crianças.

• Daaibooi Baai Beach é uma das praias públicas , é pequena e cercada por costões rochosos e árvores. A faixa de areia é larga, com um pouco de pedras. Muitas árvores fazem sombras na areia, deixando o ambiente agradável.

Cas Abao (ou Cas Abou) é uma típica praia de Curaçao: o acesso é pago, ela fica no caminho para Westpunt, possui um bar com atendimento meia boca, espreguiçadeiras, quiosques, coqueiros e aquele mar calmo e azul, bom para banhos e snorkel.

Porto Mari (PortoMari ou ainda PortoMarie) está localizada a 30 minutos de carro de Willemstad,  È uma praia particular  e possui uma boa estrutura: estacionamento, lanchonete-restaurante, sanitários, duchas, loja e aluguel de equipamentos para mergulho, guarda-volumes e muitas espreguiçadeiras. A praia funciona das 09:00 as 18:30 Tem mar calmo, com tons de azul e verde, conta  com um píer que  avança sobre o mar, facilitando os mergulhos  alem de um deck flutuante que é uma das atrações. Porto Mari é boa para mergulhos, inclusive com cilindros.  Mas também da para fazer snorkel

Jan Thiel: essa praia fica mais o sul da ilha, cerca de 15km do Centro. Ela é privada (paga) e conta com excelente estrutura. A grande atração é o bar de praia Zanzibar, um dos mais charmosos de Curaçao

Pirate Bay é uma praia privada localizada na Baia de Piscadera, localizada a 10 minutos de Willemstad, possui um beach bar e restaurante e tem como alugar equipos de mergulho e jet sky.

As Cavernas Hato são uma grande atração em Curaçao. Elas possuem mais de 250 mil anos e foram descobertas há cerca de 240 anos, por escravos que viviam na região; ficam 60m acima do nível do mar, e há muitos anos estavam tomadas pelo mar. Durante um passeio guiado, os turistas podem ver estalactites e estalagmites, que formam diferentes desenhos - alguns bastante curiosos. Basta ter um pouquinho de imaginação para enxergar as mais variadas formas. Esse lugar não é indicado para quem tem problema com ambientes escuros ou dificuldade para subir escadas

Curaçao Liqueur: você pode visitar a tradicional fábrica do licor Curaçao Blue. A visita inclui a degustação do Blue e dos outros sabores do licor. 

Atlantis Submarines: passeio de 1 hora pelo fundo do mar com um mini submarino.

Ilha Klein: o passeio de barco até a ilha é cansativo (2 horas para ir e 2 horas para voltar). A pequena ilha é linda. Geralmente os passeios até lá incluem café da manhã, almoço e bebidas. Passeios com Bounty Adventures e Mermaid Boat Trips.  Como se vai por alto mar, ha chances de balanço das embarcações, não recomendamos para pessoas que sofrem de enjoo.

Mergulho em Curaçao: o interessante é que existem vários pontos de mergulho já nas praias (sem precisar balançar no barco). Também há alguns naufrágios. 

TELEFONES

Código de área: + 599.9
Código internet: .an

 

TOMADA

120 v (Volts) - 50 Hz (Hertz) ciclos.

FUSO HORRIO

4 horas.

HISTRIA

Os primeiros habitantes da ilha foram índios da tribo caiquetitos.A chegada dos primeiros exploradores europeus ocorre em 1499, sob o comando do espanhol Alonso de Ojeda, que descobre a ilha durante a sua primeira viagem de exploração da costa norte da América do Sul. Juntamente com ele encontravam-se, Juan de lá Cosa e Américo Vespúcio os quais lhe atribuem o nome de Ilha dos Gigantes, devido à elevada estatura dos seus habitantes indígenas.O domínio espanhol manteve-se durante todo o século XVI e foi abandonada progressivamente, à medida que avançava a colonização do continente. Foi durante o ano de 1634, que uma expedição da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, comandada por Johan van Walbeeck, reclamou a ilha para os Países Baixos.

Em 10 de outubro de 2010, a ex-colônia neerlandesa das Antilhas Neerlandesas dividiu-se em dois países autônomos: Curaçao e Saint Maarten. Os dois novos países se juntaram a Aruba, que, em 1986, ganhou status de Estado individual, enquanto três outras ilhas, Bonaire, Santo Eustáquio e Saba, se tornaram municípios dos Países Baixos, com a dissolução das Antilhas Neerlandesas após 56 anos de existência. Segundo os novos estatutos, o Reino dos Países Baixos, é responsável pela segurança e relações internacionais dos seus países-membros.

 

GASTRONOMIA

A culinária é cosmopolita, misturando sabores do Caribe, da Holanda e da Indonésia (que chegou com os imigrantes do Suriname, outra antiga colônia holandesa na América). É de se imaginar que a cozinha local seja rica em peixes e frutos do mar. E é mesmo. Você encontra variações dos mais diversos tipos de pescados, incluindo também lagosta. Entretanto, muitos restaurantes oferecem opções internacionais, até porque a culinária típica é uma mescla das culturas espanhola, holandesa, africana e asiática. Por conta disso, a comida tem por característica variedade e muito sabor. Entre os pratos típicos, um dos mais exóticos é o ensopado de iguana.

 

PRINCIPAIS ATRAES

Willemstad: o centro de Curaçao é dividido em 2 bairros (Punda e Otrobanda), cortado por um canal. A ponte flutuante Queem Emma, somente para pedestres, liga Punda e Otrobanda. Ela se movimenta para a passagem de navios pelo canal, momento em que ela fecha para o público. O centro histórico é lindo, com prédios holandeses autênticos, e a mais antiga sinagoga em funcionamento contínuo nas Américas (com chão de areia, para relembrar os anos em que os judeus erraram no Egito).

(Pontos turísticos de Punda: bairro mais charmoso do Centro, aqui ficam os casarões em estilo holandês que são considerados Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO, a Loja da Penha (fundada em 1908) com excelentes preços em perfumaria e cosméticos), a sinagoga mais antiga das Américas -Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, o mercado flutuante, além de muitas lojas, bares e restaurantes.Punda é o lado mais antigo da capital de Curaçao, onde viviam as pessoas mais ricas. Hoje em dia o lugar tem muitas lojinhas e restaurantes legais, além de uma área chamada Pitermaai, que é uma graça. Vale a pena rodar a pé pela cidade para conhecer alguns de seus pontos turísticos, como Mercado Flutuante, Waterfort Arches, entre outros. As ruas de Punda também são ótimas para quem quer fazer compras. A Penha, por exemplo, é uma das lojas preferidas entre as meninas, porque há maquiagem, perfumes e cosméticos. Outras marcas internacionais estão entre as lojinhas do centro, especialmente as marcas de roupas.

• O Mercado Flutuante é um mercado informal de Curaçao, em que pessoas da Venezuela viajam em suas pequenas embarcações para abastecer as casas do país com frutas, verduras e legumes, e vendem os produtos no próprio barco. Mesmo que você não queira comprar nada, vale a pena dar uma passada no lugar para ver o comércio. Curaçao não produz nada; então, essa é uma das maneiras de abastecer as residências com produtos naturais.

Pontos turísticos de Otrobanda: localizado do outro lado do canal, em Otrobanda está o complexo do Renaissance (com hotel, shopping e cassino), ao lado fica o Rif Fort (com muitos restaurantes), margeando o canal você encontra um camelódromo e mais para dentro do bairro você encontra o Museu Kurá Hulanda. O Forte Rif foi construído em 1828 para proteger a baía Anna de invasões estrangeiras. Hoje em dia o lugar foi reformulado e é um dos points da cidade, com diversos restaurantes, bares e até algumas lojinhas. Vale a pena visitar o forte não só durante o dia, como a noite. Experimente conhecer um dos restaurantes que ficam em frente ao mar, sentindo o ventinho refrescante.

 

O Mundo Bizarro é um lugar descontraído que faz sucesso da noite de Curaçao. É um bar-restaurante que fica numa casa superlegal, numa vizinhança cheia de casas coloridas. A decoração do lugar é única, uma atração por si só. O cardápio tem pratos criativos, mas um tanto caros, fazendo o lugar valer mais pelo ambiente e pelos drinks do que pela comida. Não deixe de experimentar os bolinhos quentes de sobremesa - são uma delícia

O Mercado Velho é o melhor lugar na cidade para comer as refeições típicas do país. Por volta do meio-dia, o lugar fica cheio de pessoas que querem experimentar os pratos mais famosos de Curaçao por um bom preço, bem mais em conta do que os valores dos restaurantes. O ambiente não é bonito, mas o preço compensa.

 O Forte Nassau, construído em 1797, foi utilizado como farol para embarcações e torre de controle por causa de sua localização estratégica. O forte fica num ponto panorâmico para observar Willemstad e é ótimo para tirar fotos. Há um bom restaurante no local, perfeito para jantares românticos e tranquilos. Se quiser uma noite a dois, essa é uma das opções na cidade.

COMPRAS

Curaçao não é um destino completamente voltado para compras, mas há ótimas oportunidades para encontrar promoções no país. A maioria das lojas está em Punda. Nas ruelas da capital você encontrará lojas de algumas das principais marcas do mundo, principalmente de roupas, perfumes e maquiagem. Há também lojas de eletrônicos.

Em Otrobanda, o melhor lugar para compras é o Renaissance Mall, com ótimas lojas. As ruas de Otrobanda têm lojas também, mas elas são mais simples. No shopping poderá encontrar boas ofertas. Curaçao foi o maior centro de intercambio durantes centos de anos, por isso, não é surpreendente que as lojas estejam tão bem equipadas com artigos de qualidade de todas as partes do mundo. Existem também compras livres de impostos na Free Zone.