Dicas Uneworld

HISTRIA

Compreende um período de cerca de nove mil anos, sendo subdividido em cinco períodos principais: Era pré-colombiana, Conquista Espanhola, Era Colonial, Independência e República. A história do Equador tem início com o estabelecimento de várias civilizações, seguidas pelo crescimento dos Incas, e estes pelos colonizadores espanhóis. Na primeira metade do século XIX, surgiram os ideais de independência da América com relação ao domínio espanhol, influenciado pelos Libertadores Simón Bolívar e José de San Martín. Culminando com a declaração da Independencia da Espanha no dia 24 de maio de 1822.

DOCUMENTAO E VACINAS

Passaporte com validade até a permanência da viagem e vacina de febre amarela.  Não é necessário visto para turismo até 90 dias no país. Recomenda-se cartão de assistência de viagem.

GASTRONOMIA

No Equador você pode desfrutar de uma cozinha variada. Principalmente a base de sopas, caldos, arroz, ovos e vegetais, ensopados de feijão. Os frutos do mar são excepcionais, mesmo fora dos litorais. Especialidades locais incluem o caldo de patês, (uma sopa muito tradicional) lechón, (um porco suculento), vários tipos de empanadas "guisados", "tamales", "llapingachos" (panquecas de batata recheado com queijo), além de pratos como o "Fry e hornado" (preparados a partir de carne de porco), deliciosos ceviches,”o pexie cebola”.

Muitos acompanhamentos de banana e mandioca verde; sobremesas como "pristiños com mel e figos frescos", entre outros. Existem muitos restaurantes de cozinha nacional e internacional, comida gourmet e fast food, para atender diferentes orçamentos. A cerveja equatoriana tem uma reputação como uma das melhores do mundo.

TOMADA

120 v – 60 HZ.

MOEDA

Dólar dos Estados Unidos (U$).

CLIMA

Devido a sua variada topografia o clima e variado.  Na região costa litorânea do Pacifico o clima é tropical: úmida e quente, com estação de chuvas de dezembro a maio.  Temperatura media entre 23 a 26º todo o ano.  A região do altiplano andino tem o periodo de chuvas entre janeiro a maio sendo a melhor epoca para visitá-lo de junho a setembro.

Devida à topografia da região, as temperaturas podem variar de 08 a 22º C. Na faixa amazônica, o clima é equatorial, quente e humido tipicos das florestas com chuvas no decorrer de todo o ano – Periodo mais seco entre setembro e dezembro, periodo mais chuvoso Julho e agosto.  Nas ilhas Galápagos o clima é seco durante todo o ano exceto os meses de janeiro a abril que são mais chuvosos.  A temperatura média é de 17 a 25º todo o ano.

COMPRAS

Artesanato - As culturas pré-colombinas se destacam em cerâmica, confecção, escultura, pintura, e trabalhos com ouro e prata. Os espanhóis treinavam os artistas indígenas para que estes produzissem arte colonial religiosa, o que pode ser observado em museus e igrejas. Existe uma grande variedade de instrumentos de sopro neste país, incluindo flautas, e materiais feitos de bambu. Artigos tipícos que podem ser adquiridos localmente  além de chapéus, produtos de metal / madeira / cerâmica, tapetes, carpetes, sapatos. Cartões de crédito são aceitos em todo o país, com exceção de cidades pequenas e áreas não turísticas.

Feriados:
 

Data

Nome em português

   

1 de Janeiro

Ano Novo

   

variável

Sexta-feira Santa

   

1 de Maio

Dia do Trabalhor

   

10 de Agosto

Aniversário do 1º Grito da Independência

   

12 de Outubro

Dia da Raça

   

25 de Dezembro

Natal

   

31 de Dezembro

Noite de Ano novo

   

TELEFONE

Telefone (+ 593).

Internet: ec.

IDIOMA

Espanhol.

RECOMENDAES

Por tratar-se de um país de temperaturas quentes e húmidas durante todo o ano é recomendável levar roupas leves e de algodão, além de sapatos cômodos.  Durante o período de chuvas recomendamos levar abrigos apropriados bem como sombrinha ou guarda-chuva pequeno, fácil de carregar nas bolsas. Leve protetor solar e repelente para as visitas aos parques nacionais.

Nas cidades que ficam muito acima do nível do mar, as noites podem ser mais frias, levar agasalhos leves ou casacos tipo jaquetas. Esta condição geográfica pode ocasionar o mal de altura, causando insuficiência respiratória e cardíaca. Consulte seu médico previamente para levar os medicamentos apropriados.

Recomenda-se levar analgésico e anti-histamínico para dores de cabeça ou mal estar produzido por exposição constante ao sol e por picaduras de insetos. Se for alérgico, não se esqueça de levar os remédios indicados. Leve também, boné ou chapéu e óculos de sol. Se sofre  de problemas gástricos, consulte os ingredientes utilizados na  preparação das  comidas. A gastronomía equatoriana é  muito variada e se utilizam diversos ingredientes e temperos. É importante consumir bastante água durante todo o dia.

Na ilha de Galápagos se fazem caminhadas sobre rochas ou conchas e pedras de coral, por isso recomendamos levar sapatos apropriados para proteger os pés de algum corte ou machucado.  Quem for fazer mergulho, deve levar o certificado que comprove estar habilitado para tal esporte. Excursões em iate não são recomendáveis para menores de 5 anos, pessoas de 3ª idade, mulheres grávidas ou pessoas com mobilidade limitada.