Dicas Uneworld

HISTRIA

Cristovão Colombo ancorou na região de Montego Bay em 1494 e  a chamou de Golfo do tempo bom. Durante muito tempo foi uma área meio esquecida e foi somente com a plantação da cana de açucar que Montego Bay assumiu importancia maior, tornando-se uma parroquia rica e crescente.

Em 1655 mediante um acordo passou a dominio britânico. Plantadores ricos e comerciantes construiram luxuosas moradias e uma igreja paroquial. Muitos destes edifícios, lamentavelmente sucumbriam por ocasião de incendios e terremotos que abalaram a região. Montego Bay e seus arredores serviram de cenário para a rebelião de escravosno  Natal de 1831, quando fazendas em todo St James foram incendiadas. Milícia e tropas sediadas em Montego Bay rapidamente reprimiram  a revolta, mas criou-se um centro de vingança selvagem.

Após a emancipação em 1834, o comércio de açúcar entrou em declínio. A cidade mais uma vez definhou até que foi revigorada pelo desenvolvimento do comércio de banana. No final dos anos 1880, se fundou um hospital, no que hoje é  Caverna da Praia do doutor. Ricos americanos e britânicos  vinham até aqui para “tomar as aguas com poderes curativos” Estas pessoas de altas poses adquiriram casas que deram  brilho a Montego Bay.”

Durante a Segunda Guerra Mundial a Força Aérea dos Estados Unidos construiu uma pista de aterrisagem que nos anos do pós-guerra, serviu como porta de entrada ao turismo. No final dos anos 1960, a baía foi dragado, e Montego Freeport foi construído (a porta é agora um centro de indústria leve). Mais tarde, um terminal de navios de cruzeiro foi erguido, bem como vario resorts, que atrairam mais turistas.

DOCUMENTAES E VACINAS

Passaporte com validade de 6 meses e certificado da vacina de febre amarela internacional emitida com 10 dias de antecedência a data da viagem.

COMPRAS

Não se esqueça de regatear, piis e típico deste país. Não deve sair da Jamaica sem comprar uma T-shirt inspirada no reggae e em Bob Marley.

Tambem e muito tipíco o famoso  licor Tia Maria bem como o  café das Blue Mountains.

• Dentro do terminal de cruzeiros da área de Montego Freeport encontrará uma quantidade considerável de lojas duty free com preços acessíveis. Aqui encontrará desde um jogo de jantar até um caríssimo Rolex. Esse é o lugar favorito de muitas pessoas que desembarcam de cruzeiros todos os dias em Montego Bay.

• Hip Strip é a área de compra de MoBay, localizada na movimentada avenida Gloucester, esse lugar além de estar cheio de restaurantes e bares, oferece uma boa variedade de pequenas lojas com artigos da região igualmente lojas luxuosas, e uma pequena feira de artesanatos.

• No centro da cidade também poderá fazer comprar, principalmente na Rua St. James. Nessa região existe uma grande feira de artesanato, com uma excelente variedade de curiosidades para levar para casa. Não se esqueça de pedir desconto! Outro lugar para fazer compras no centro é City Centre Mall, que conta com boas lojas de roupas, acessórios, relógios, perfumes entre outras coisas.

Alguns locais de compra:

Old Fort Craft Park na Howard Cooke Boulevard, Gloucester Av. Montego Bay - complexo comercial, que expõe os mais variados artesanatos. São 180 lojas que vendem de suvenires a itens mais caros, como esculturas.

Tropical Treasures, Shop-  1 55 Gloucester Avenue - Essa é a melhor loja de presentes com motivos jamaicanos de Montego Bay. Tem desde artigos feitos a mão e CDs com ritmos locais a até rum, charutos, cafes e roupas estilo praia.

Crafts Market  Harbour Street - downtown Montego Bay - O mercado vende tudo o que voce imagina - desde chapéus, mochilas, placas de madeira, cestos de lixo, instrumentos musicais, artesanatos, brinquedos...

Half Moon Plaza  -Coastal Road, 13 km a leste do centro de Montego Bay  O shopping foi construído especialmente para o público de alto nivel. Tem 25 lojas de grifes nacionais e internacionais, que vendem roupas, acessórios e outros produtos.

Market Day -  As quartas-feiras pela manhã, entre 8 e 12h, Falmouth recebe o maior mercado de pulgas do país, com centenas de barracas e tendas espalhadas pelas ruas.

 

Feriados

Datas

23 de maio

Dia do Trabalho

1 de agosto

Dia da Emancipação

6 de agosto

Dia da Independência

20 de outubro

Dia dos Heróis Nacionais

TXI

Se desejar visitar outras cidades, o táxi pode ser uma sugestão a adoptar, mas combine cuidadosamente o preço a pagar pela deslocação antes de iniciá-la.

MOEDA

Dólar Jamaicano.

CLIMA

Quase sempre faz calor. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25º. Os períodos de baixa temporada  são maio e junho. A Jamaica pode ser visitada durante todo o ano, contudo, os meses de Agosto, Setembro e Outubro são propícios a furacões. Grande parte dos turistas viaja no início de Agosto, altura em que acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest e o Sunsplash, com programações que duram cerca de uma semana.

GASTRONOMIA

Dentro da culinaria tipica do país, existe uma ampla variedade de pratos sendo os mais populares: o ackee (mistura do fruto com o mesmo nome e peixe salgado, o jerk pork ou o jerk chicken (porco ou frango grelhado com bastante pimenta), o goat curry (cabra com molho de caril) e o arroz de feijão com coco.

A região de Montego Bay concentra as melhores - e mais caras - opções gastronómicas da Jamaica. São restaurantes internacionais, muitos deles dentro dos hotéis. Mas para quem quer provar as delicias tipicas do pais, a dica é comer nas ruas. Tendas pela Gloucester Avenue, e Kent Road  vendem pratos a base de porco, camarão frito, lagosta fresca, pratos que sempre devem estar acompanhados da cerveja Red Stripe.

 

PRINCIPAIS ATRAES

• Praia de Doctor's Cave: Atrai celebridades e muitos banhistas do mundo inteiro, por suas águas minerais com poderes curativos. Qualquer pessoa que tomasse banho nessas lindas águas cristalinas "seria curada". Dessa maneira, muitos hotéis começaram a ser construídos nesta região. Hoje em dia a praia de Doctor´s Cave continua sendo visitada por muitas pessoas com a finalidade de diversão e descanso. Contando com vários restaurantes, lojas, chuveiros, espreguiçadeiras e guarda-sóis, o clube de praia Doctor´s Cave faz parte do Parque Marino Montego Bay e da conhecida zona Hip Strip.

• Praia Walter Fletcher: outro dos concorridos e pitorescos lugares de Montego Bay r, onde se localiza o Parque Temático Aquasol. Aqui encontrará além de uma praia maravilhosa, com a areia fina e as águas tranquilas, ideal para as crianças, trampolins aquáticos, Jet skies, banana boat, wave runners (espécie de Jet Ski), assim como restaurantes e bares.

• Seven Mile Beach Negril : esta famosa praia se estende por 11 quilometros ao longo da costa oeste e fica a 1 horas e 15 minutos de Montego Bay. Com areias douradas e mar transparente, é ótima opção para familias. Caminhe pela orla sem pressa. Há alguns pontos da praia reservados para nudistas.

• Greenwood Great House: 23km a leste de Montego Bay - A casa com 15 quartos, erguida entre 1780 e 1800 em estilo georgiano, era a residência de Richard Barrett, primo da poeta Elizabeth Barrett Browning. Em exibição, a biblioteca original da familia, com livros raros datados desde 1697, obras de arte, instrumentos musicais e antiguidades.

• Rose Hall Great House :  15km a leste de Montego Bay -  a mais lendária mansão da Jamaica. Assunto de inumeras novelas , foi imortalizada no livro White Witch of Rose Hall, de H. G. de Lisser. Construída entre 1778 to 1790 por John Palmer, um rico produtor inglés, a casa ficou famosa pela preseça de Annie Palmer, mulher do sobrinho neto de Palmer. Ela era acusada de matar seus maridos enquanto dormiam.Depois de anos em ruinas, o local foi restaurado. O Annie's Pub fica no subsolo.Durante sua visita à Montego Bay, não deixe de visitar o assombroso Rose Hall Great House, um dos maiores atrativos culturais de toda Jamaica. Antiga casa do século XIX com uma macabra história da bruxa branca de Rose Hall. Foi restaurada e hoje brilha como nos seus melhores momentos, com uma linda decoração, móveis e o jardinagem desta época. Esta é a mansão colonial mais conhecida da Jamaica, e é um bom exemplo da arquitectura do século XVIII. Destacam-se a sua grande escada e as grandes portas, ambas feitas de caoba local. A mansão domina Mahoe Bay e seus arredores, oferecendo vistas magníficas.

• Falmouth: é um pequeno povoado costeiro localizado ao leste de Montego Bay, a menos de 30 minutos de carro. Um lugarejo com inúmeros edifícios de estilo Georgiano. Não se esqueça de visitar o edifício Baptist Manse, o primeiro templo Mason fundado na Jamaica. Além de 300 anos de cultura, Falmouth conta com o Rio Martha Brae, um fascinante rio rodeado de exuberante floresta e verdes paisagens. Viaje numa balsa rústica nas tranquilas águas enquanto desfruta ao máximo da esplendorosa beleza jamaicana.

• Laguna Luminosa de Farmouth: uma fantástica lagoa rodeada de um pântano onde milhões de organismos microscópios (plâncton) vivem e emitem luz fosforescente quando são incomodados. Ao nadar ou simplesmente mover a água, se surpreendera com a cor do azul luminoso que parece sair da água, algo verdadeiramente fenomenal .  Vale a pena uma excursão a noite.

• Tours aos rios da região como Great River ou Martha Brae. Essas excursões oferecem passeios em balsa sobre as tranquilas águas desses rios.

• Visitas ao Rocklands Bird Sanctuary, um lugar celestial cheio de paz e tranquilidade, assim como inúmeras espécies de aves da região.

• Blue Lagoon em Port Antonio, antigo point caribenho de aristocratas europeus e atual destino de  ecoturistas; encontra-se esta lagoa de uma cor maravilhosa de azul e uma maravilha da natureza.  Serviu de local para o famoso  filme Lagoa Azul, onde Brooke Shields atingiu todo um destaque especial pela sua atuação e por ter nadado nua. A piscina natural rodeada por um anfiteatro tem profundidade de 56 metros e, dizem, poder afrodisíaco.

• Reach Falls - A leste de Port Antonio - Apaixone-se novamente em Reach Falls. As cascatas são um dos pontos mais fotografados de todo o Caribe. Os visitantes caminham por uma floresta virgem até chegarem na cachoeira. O banhna cachoeira e uma experiencia obrigatória.

• Somerset Falls, próximas a Port Antonio - As aguas do Daniels River despencam de uma garganta em plena floresta tropical. Vines floridas, cachoeiras e cascatas formam um exuberante cenário de fundo. È possível nadar nas piscinas naturais de pedra.

• Bob Marley Experience & Theatre - Half Moon Shopping, Village Rose Hall, Montego Bay .O complexo de compras e entretenimento tem um teatro exclusivo para fãs de Bob Marley. Eles assistem a um filme sobre a vida e a obra do cantor e, depois, visitam a loja que vende uma coleção de camisetas, discos e suvenires de Marley.

IDIOMA

Inglês.

TELEFONES

Código de Área: 1. 876.
Código de Internet: .jm